sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Planejamento para o Folclore

Pensando em deixar as crianças do Nível 1 incluídas nas atividades referentes ao Folclore estamos promovendo vivências com brinquedos e canções folclóricas que fazem parte do universo infantil. As atividades sobre Folclore começaram a ser exercidas na última segunda-feira dia 13 e vão até o dia 30 de agosto. Durante este tempo vamos manter os pais e interessados (através deste Blog) atualizados com informações e novidades sobre o que está acontecendo na Escola em relação às atividades folclóricas.

Nossos objetivos são:

· Estimular a coordenação viso motor;

· Incentivar ritmo e linguagem oral;

· Propiciar a escuta de diferentes sons;

· Ouvir músicas referentes ao tema;

Atividades propostas:

· Brincadeiras com ritmos, jogos de mãos;

· Produção de sons diversos (vozes, som de animais, palmas, ruídos, batidas de pés)

· Concerto de histórias enfatizando sons existentes;

· Construção de chocalhos

· Parlendas;

· Brincos ( são as parlendas mais fáceis, ditas e recitadas pelos pais ou babás para entreter ou aquietar as crianças). Ex: serra, serra, serrador.


Fundamentação:


“O primeiro brinquedo que se dá a criança, o chocalho, é o herdeiro do primeiro instrumento musical. Descobre que ao bater em um objeto pode também produzir sons. Sabe que um corpo que cai, uma porta que se fecha de repente, produzem sons; todos os sons lhe interessam e muitos a assustam. Tenta reproduzi-los para vencer o medo e o chocalho serve para repetir estas experiências. É algo fora de seu corpo que simboliza a mãe e que ela controla com sua mão." (A criança e seus jogos Arminda Aberastury -Pg.28 à 30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário