Quando pensamos em folclore, logo nos vêm à mente o Saci Pererê, o Boto-Cor-de Rosa, o Boi-Bumbá e tantas outras figuras famosas das lendas brasileiras. Contudo, o folclore é muito maior do que isso, pois engloba toda a cultura popular de um país e suas tradições: músicas, danças, festas, contos, costumes, culinária, artesanato e brincadeiras. Cantigas, parlendas e trava-línguas também são fundamentais para apresentar e preservar nossa cultura, além de auxiliar os educandos a ler, escrever, contar números, narrar histórias e até cozinhar. Já as artes plásticas podem ser utilizadas para despertar as habilidades artísticas.
Objetivos do Folclore:
*Conhecer as lendas regionais;
*Conhecer as brincadeiras de cada região e brincar;
*Exercitar através do teatro de historias as linguagens oral e corporal;
*Incentivar a interação entre os alunos;
*Trabalho em equipes (grupos);
*Estimular o prazer pela cultura popular brasileira;
*Aprender a se expressar através da arte (Pintando, desenhando, criando personagens com sucatas, etc.).
*Localização no mapa das regiões.
Desde o dia 3 de agosto de 2012 estamos trabalhando na Cinco Estrelinhas as lendas do Folclore especificamente por regiões. Começamos com um mapa demarcado por regiões e suas lendas onde se originaram cada uma delas. E como começou o folclore? Quem começou a contar estas histórias? As lendas existem?
Estas e muitas outras perguntas surgem no decorrer das atividades o que enriquece o nosso projeto, pois com certeza as crianças irão repassar essas e outras curiosidades sobre o folclore do nosso País. Nós, as professoras do turno da manhã, mobilizamos os pais a trazerem material reciclado para montarmos os nossos personagens e com isto propiciando a curiosidade dos pais: “Professora, o que é Boi-Bumbá?”, ou “Filho me mostra no mapa onde tem o Boitatá?”
Espero que vocês apreciem o nosso trabalho.
Por: Rita de Cássia e Débora Natália (professoras do turno da manhã); alguns trechos da postagem foram retirados da revista Projetos escolares especial mês de agosto 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário