quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Multiidade

Você sabe o que significa o termo "multiidade"? Trata-se de uma pedagogia que leva em consideração a capacidade das crianças menores e maiores, quando juntas, construírem uma relação de referência umas para as outras, no sentido de demonstrar, disputar, sugerir, negociar, convidar, trocar e compartilhar experiências e brincadeiras. Nestes momentos, menores e maiores estabelecem relações mais solidárias e cooperativas do que quando estão separadas (somente entre as crianças de sua turma e idade).

A mistura entre as crianças de idades diferentes pode ser tão significativa para as crianças, para as profissionais docentes e para a sociedade de forma mais ampla, quanto já é a convivência entre crianças da mesma idade – experimentando vivências mais e menos conflitivas, mais e menos cooperativas, tendo a oportunidade de conviver com parceiros da mesma idade e também de idades diferentes.

Desta forma, uma Pedagogia da Educação Infantil que possibilite às professoras aprender com as crianças, inventando, transgredindo, lidando com o inusitado e com o imprevisto, num espaço em que ambas possam expor seus sentimentos, linguagens, pensamentos, atitudes, propõe-se como uma educação que não priorize uma determinada idade em função de outras e que permita composições múltiplas entre as crianças de idades iguais e diferentes, não apenas na divisão dos espaços e das atividades educativas, mas efetivamente compartilhando-as entre si – espaços e tempos.

Este olhar diferenciado sobre as crianças tem seu resultado no registro e documentação com o objetivo de identificar o melhor ângulo de observação. Todo este trabalho se estrutura a partir de formação e da interação entre os professores, da equipe gestora e de muita escrita e leitura.

É como diz o educador José Pacheco: “Ninguém aprende com quem sabe a mesma coisa, nem com quem tem a mesma idade. Aprendemos uns com os outros, com quem sabe coisas diferentes e com quem tem idade diferente.”

Para saber mais assista ao documentário "Ser e Ter" (dividido em duas partes):


Reflita: Escolarização aos cinco anos

“Há um equívoco muito grande e um equívoco que as pessoas aceitam sem refletir; Cada ser humano é único, irrepetível, tem ritmo próprio, uma cultura própria no desenvolvimento de aprendizagem, não é igual a do outro. O problema da escola da tradicional é que uniformiza e quando a criança chega aos 5 anos considera-se que ela no ano seguinte deva passar para um tipo de trabalho que é em tudo diferente daquele que ela teve na educação da infância."

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