É uma pedagogia que leva em consideração a capacidade das crianças menores e maiores, quando juntas, construírem uma relação de referência umas para as outras, no sentido de demonstrar, disputar, sugerir, negociar, convidar, trocar e compartilhar experiências e brincadeiras. Nestes momentos, menores e maiores estabelecem relações mais solidárias e cooperativas do que quando estão separadas (somente entre as crianças de sua turma e idade).
A mistura entre as crianças de idades diferentes pode ser tão significativa para as crianças, para as profissionais docentes e para a sociedade de forma mais ampla, quanto já é a convivência entre crianças da mesma idade – experimentando vivências mais e menos conflitivas, mais e menos cooperativas, tendo a oportunidade de conviver com parceiros da mesma idade e também de idades diferentes.
Os seres humanos aprendem com quem tem saberes diferentes. Se num grupamento de crianças somente o professor tem o saber diferenciado ele sempre será o centro no processo de "ensinagem e aprendizagem" mantendo assim as crianças dependentes dele.
Claudia Bartelle
Nenhum comentário:
Postar um comentário