quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

" É preciso educar o educador, seja ele mãe, pai, professor ou cuidador, pois o adulto reproduz as marcas de sua infância em seu modo de educar". Wihlem Reich




Venha conhecer a Cinco Estrelinhas que mantém a maioria de seus profissionais por anos.

 Investimos e acreditamos no desenvolvimento pessoal de cada um da equipe.
Esse pequeno olhar favorece e valoriza o trabalho que é desenvolvido para as crianças e suas famílias.

sábado, 12 de outubro de 2013

A Cinco Estrelinhas apoia esta idea: Manifesto pela educação. Mudar a escola, melhorar a educação: Mudar um país

http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/26910692
19 a 21 de novembro em Brasília
Será convidado o Ministro da Educação, Prof. Aloizio Mercadante, para participar da abertura da I CONANE – Conferência de Alternativas para uma Nova Educação (www.conane.org),na UnB, dia 19/11/13, 14 horas, oportunidade em que o Manifesto será entregue. No mesmo dia e hora, duas mil cópias do Manifesto serão entregues a autoridades dos três Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em 200 municípios brasileiros. 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

"Parabéns a você nesta data querida muitas felicidades muitos anos de vida"


Primeiramente gostaríamos de agradecer nossa fundadora Maria de Lourdes Saggin pela coragem, amor, perseverança na oferta de um trabalho de seriedade ao desenvolvimento da infância. Parabéns a todos que participaram e participam da Cinco Estrelinhas, sem vocês não teríamos como desenvolver esse lindo trabalho. SAO 27 ANOS de dedicação e proteção a infância! Somos muito gratos a todos que acreditam e entregam seu maior bem aqui para nossa escola! 
FELIZ ANIVER CINCO ESTRELINHAS!!!

sábado, 11 de maio de 2013

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Formação de educadores na Cinco

Neste último sábado, educadoras da Cinco Estrelinhas tiveram momentos de reflexão sobre temas relacionados ao respeito, com debates sobre sentimentos, ordem de chegada dos funcionários, e vídeo do documentário sobre Escola Vocacional um experimento nos anos 60 em SP
( http://www.ensaiosababelados.com.br/vocacional-uma-aventura-humana-de-toni-venturi/).
Também tivemos uma aula vivencial sobre como fazer webfólios utilizando o power point. (Sim estamos adaptando para que todos os 3 níveis migrem do portfólio para o webfólio).


Aprendendo com a geração do século XXI  
                           

 
                  Colocando por ordem de chegada na escola:
1º Mari (Profe N2) 1994
2º Pati (profe N3) ago/2006
3º Janda (Profe N1) jan/2007
4º Eliane (profe N1) set/2007
5º Fernanda (serviços gerais) maio/2009
6º Cookie ( animação) maio/2010
7º Paola (psicóloga) julho/2010
8º Lica (ballet) março/2011
9º Cristiano (psicomotricidade relacional) abril/2011
10º Maria (profe N2) março/2012
11º Simone (nutricionista) junho/2012
12º Daia (profe manhã N2 E N3) out/2012
13º Gê (cozinheira) dez/2012
14º Bruna (musicalizacão) agosto/2013




terça-feira, 9 de abril de 2013

Nuggets de peixe - feitos na escola!!! Super saudáveis... Aprenda como

                             Nuggets de peixe super bem aceitos...
                        Amanhã postamos a receita, AGUARDEM...



Nuggets de peixe

Ingredientes:
1kilo de peixe fresco
2 limões (raspas e suco)
2 dentes de alho amassados
1 colh sobremesa rasa de sal
1 ovo batido
½ xícara de farinha de trigo 
1 xícara de farinha de rosca
4 colh sopa de salsinha picada

Preparo:
Corte o filé em tiras e tempere com sal e com o alho e reserve.
Misture a farinha de rosca com as raspas de limão e a salsinha num prato. Empane as tiras de peixe na farinha de trigo, depois passe no ovo batido e, por último, na farinha de rosca temperada. Disponha numa assadeira untada com óleo e leve para assar em forno pré-aquecido, a 200​ºC, por aproximadamente 35 minutos, ou até que o peixe esteja opaco e bem cozido. Coloque algumas gotas de limão antes de serví-los.

Adaptação para as crianças:
Os filés do peixe foram picados para que todas as espinhas ficassem de for a da receita.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

terça-feira, 2 de abril de 2013

Horário de Funcionamento & Turnos

Cinco Estrelinhas Educação para aInfância
Nosso horário de funcionamento é das 7:00 às 19:00 de segunda a sexta-feira.
Disponibilizamos 3 turnos:
Meio turno: das 7:00 às 13h ou das 13:00 às 19:00
Intermediário: 10:00 às 19:00
Integral: das 7:00 às 19:00

sábado, 9 de março de 2013

Psicomotricidade Relacional com professor Cristiano Kapper

Ao movimentar o seu corpo, a criança inventa brincadeiras e, assim, constitui o seu eu, sua imaginação e seus pensamentos. Quanto maior for a qualidade do brincar maior será o desenvolvimento cognitivo. Porém, muitos adultos limitam esse
movimento e impedem a criança de se desenvolver nesse sentido, pois consideram que uma criança que se movimenta muito e que precisa de espaço para se expressar, é hiperativa ou arteira.


                                    



Socializando na multidade...

O processo de socialização que antes era entendido como uma espécie de preparação para a fase adulta passou a focar as práticas da criança e suas experiências de autonomia. A brincadeira é uma das linguagens que se destacam na infância e é através dela que a criança significa e ressignifica o mundo, constituindo suas práticas culturais.
                                     

Vigotsky (1984, apud WAJSKOP, 2007), afirma que, é na brincadeira que a criança consegue vencer seus limites e passa a vivenciar experiências que vão além de sua idade e realidade, fazendo com que ela desenvolva sua consciência. Dessa forma, é na brincadeira que se pode propor à criança desafios e questões que a façam refletir, propor soluções e resolver problemas. Brincando, elas podem desenvolver sua imaginação, além de criar e respeitar regras de organização e convivência, que serão, no futuro, utilizadas para a compreensão da realidade. A brincadeira permite também o desenvolvimento do autoconhecimento, elevando a autoestima, propiciando o desenvolvimento físico-motor, bem como o do raciocínio e o da inteligência.
 









Quando a criança brinca de “faz de conta”, se apropria da cultura ao experimentar a imaginação, a interpretação e a construção de significados para diferentes situações. Segundo Corsaro (2002, apud CARVALHO, 2007) quando a criança brinca de fazer de conta, ela acaba exercendo uma reprodução interpretativa dos elementos que compõem a cultura onde estão inseridas. Assim, os brinquedos interagem com a reprodução que as crianças fazem da realidade de seus contextos.
 






sexta-feira, 8 de março de 2013

Brincar & brincar & também brincar...

Temos várias razões para brincar, pois sabemos que é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social da criança. É brincando que a criança expressa vontades e desejos construídos ao longo de sua vida, e quanto mais oportunidades a criança tiver de brincar mais fácil será o seu desenvolvimento. Segundo Carneiro e Dodge (2007, pág. 59), “... o movimento é, sobretudo para criança pequena, uma forma de expressão e mostra a relação existente entre ação, pensamento e linguagem”. A criança consegue lidar com situações novas e inesperadas, e age de maneira independente, e consegue enxergar e entender o mundo fora do seu cotidiano.