terça-feira, 11 de setembro de 2012

Novo integrante na Escola: como funciona?

No intuito de fazer as crianças do nível 1 se sentirem seguras com a chegada de um novo bebê, pensamos em inserir no planejamento da turma uma boneca para dramatizar a chagada e também para ocupar um lugar na sala. Nossa proposta iniciou, 3 dias antes da chegada da Giulia. Organizamos sua bolsa com fraldas, roupas e mamadeira preparada com água e amido de milho que representou o leite. Convidamos Patrícia, nossa coordenadora pedagógica, para participar da dramatização. Patrícia chegou a nossa sala carregando Giulia e a entregou à educadora que apresentou para as crianças, que curiosas, logo se aproximaram. Todos quiseram acariciar e auxiliar no momento da mamadeira.

Quando de fato a Giulia chegou na nossa escola para a adaptação gradual, as crianças a receberam com tranquilidade e receptividade ajudando as professoras a minimizar o processo que envolve a todos.


Objetivo:

Dramatizar a chegada de mais uma integrante na turma do nível 1 para a adaptação que o grupo vivenciará.


Fundamentação:

“A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Tem desejo de estar próximas às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendo aprender, nas trocas sociais, com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas". (RCNEI, 1998);


Áreas desenvolvidas:

DPSE - Desenvolvimento Pessoal, Social e Emocional.

CLA - Comunicação Linguagem e Alfabetização.

CEM - Conhecimento e Entendimento do Mundo.

DF - Desenvolvimento Físico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário