quarta-feira, 25 de julho de 2012

Nossa escola

A Escola Cinco Estrelinhas, ao longo de seus 26 anos entende que é necessário não somente reproduzir as ideias de grandes educadores, filósofos, pesquisadores da área da educação que ao longo de décadas até os tempos de hoje ainda influenciam e cristalizam um modo de vida, mas moldar e temperar suas descobertas para melhor desenvolver a criança contemporânea. 

Pacientemente dia após dia, semana após semana, ano após ano, temos testado novas práticas no anseio de transformação. Hoje vemos o caminho do passado como aliado para que através do presente almejemos o futuro. A fundamental saída não é a nova contra a velha educação, o progressivo contra o ensino tradicional mas utilizar tudo o que tem de valioso para a educação, tudo o que for útil, para adaptar nas nossas crianças dos tempos de hoje. 

Perante a rápida transformação do mundo (os produtos e propagandas dirigidas às crianças, brincadeiras em extinção, transtornos alimentares, consumismo, o marketing de alimentos, mídias eletrônicas, sustentabilidade virtual, crianças assistindo violência, erotização precoce, juventude e bebidas alcoólicas) faz parte do nosso dever, que trabalhamos com crianças, esses seres que temos como parceiros mais valiosos e também mais vulneráveis, o dever de protegê-las e assim questionar nossas ações educacionais e sair do “porto seguro do comodismo” e realmente pesquisar, estudar, fundamentar e com isso capacitar os adultos a desabrochar a maneira de enxergar a educação de crianças pequenas como sendo o alicerce para a vida adulta, pois, a primeira infância é o período mais importante do desenvolvimento de um ser humano, como diz Evânia Reichert Infância, o fundo de reserva para toda a vida. 


A Cinco Estrelinhas se percebe como reforço de comportamentos, escolhas e exemplos portanto questionamos o porquê de nossas ações o tempo todo. Com este procedimento podemos estabelecer uma linha de trabalho contemplando crianças com saberes diferentes no mesmo grupamento, educação para o consumo com a prateleira dos tesouros, aniversários mensais priorizando o ser em detrimento ao ter, alimentação saudável como base sustentável de vida, vínculo mais profundo entre professor e criança - permanência de dois anos com os mesmos educadores, ecologia de uma forma sistêmica e multidisciplinar, brincadeiras, artes, criatividade, segurança emocional, amorosidade, empatia, trabalho em equipe, celebração da família na escola, semana do brincar, e com isso praticamos o conhecer e o vivenciar para aprender. 

Nós da cinco Estrelinhas nos cercamos de educadores que também enxergam e já fazem a mudança na educação brasileira, e que vocês puderam conhecer por estarmos sempre em contato, são eles o professor José Pacheco de Portugal e o filósofo e educador Marcelo Sando de São Paulo.

Por: Claudia Bartelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário