É essencial ir em busca de aprendizado, conhecimento e educação desde criança. Porém muitos desses jovenzinhos não têm interesse nos estudos, detestam ir à escola e nada relacionado ao assunto parece chamar a atenção deles. Você que tem filho provavelmente já passou por isso ou vai passar. Pensando em ajudar alguns pais nessa missão de despertar a curiosidade intelectual dos filhos, elaboramos algumas dicas. Mas não esqueça: educar não é só criar um filho muito inteligente, este verbo vai muito além disso e também significa preparar a criança para a sociedade. Como assim? Ensinando-o desde cedo sobre as diferenças que existem neste mundo; fazendo com que ele aprenda as palavras mágicas: por favor, obrigado, com licença, desculpa, etc; e não passando a mão na cabeça quando tiver feito algo de errado, e sim repreendê-lo para que não repita o erro.
1) Tenha uma boa relação com a escola do seu filho. É muito importante que a família e a escola formem uma equipe que luta pelo mesmo objetivo: educar para crescer. Para que isso ocorra, cada um deve fazer a sua parte. Então vale destacar que é bem interessante que os pais participem dos eventos promovidos pela escola.
2) Estimule a leitura. Qualquer pessoa que tem o hábito de ler é mais instruída e informada do que as que não cultivam este costume. Sem contar que a leitura caminha ao lado da escrita, ou seja, escreve bem aquele que lê bastante. Então compre bastante livros, mostre-os para seu filho, conte as histórias para ele, faça com que ele mesmo leia. Incentive-o a participar de clubes de leitura!
3) A televisão pode ser aliada da educação. É natural que a criança passe horas na frente da TV assistindo o que tem interesse e isso realmente não é saudável, portanto antes de tudo limite um tempo para essa atividade. Porém, é possível educar com programas televisivos. Separe um tempo para sentar no sofá ao lado do seu filho e assista televisão com ele, comente sobre o programa que está passando, destaque os aspectos positivos e negativos que estão sendo transmitidos. Não assista canais que não sejam adequados para a idade da criança, na presença dela. Além disso, existem diversos canais educativos, informe-se sobre e apresente ao seu filho.
4) Ensine os valores humanos por meio de brincadeiras. Como? Simples, pois desde pequena a criança vai aprendendo como socializar com o mundo através das brincadeiras e jogos que pratica. Jogos em conjunto fazem com que ela confie em si mesma e no seu companheiro; faz com que respeite e aceite as diferenças das outras pessoas do jeito que são; faz com que aprenda a aceitar as derrotas e veja o valor de uma vitória. Oficinas de teatro, jogos de tabuleiro, jogos esportivos, montagem de lego e quebra-cabeça são algumas das atividades que vale a pena investir.
5) Criança precisa se sujar. Essa é uma maneira de ela explorar o mundo e as coisas que este a proporciona. Não fique sendo um pai/mãe super protetor que não deixa o filho fazer nada. Deixe que se suje de massinha, tinta, argila, terra, grama, enfim, dê ao seu filho liberdade para que ele conheça o que tem direito. Crianças precisam brincar e consequentemente vem a sujeira, isso faz parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, evite que a criança seja tímida ou inibida, daquelas que não fazem nada por medo de levar bronca dos pais quando chegar em casa.
6) Imponha limites. Ninguém tem o direito de passar por cima de todo mundo para conseguir o que quer. Então ensine isso ao seu filho desde pequeno, ajude-o a aprimorar suas formas de convivência com as outras pessoas. Ensine a emprestar os brinquedos para os outros e não ser egoísta; incentive a brincar com todo mundo, independente das diferenças; explique que é errado bater nos colegas, puxar cabelo ou gritar.
Lembre-se que filho de peixe, peixinho é. Então saiba que as atitudes do seu filho são reflexos das suas! E ensine adequadamente, pois assim estará o preparando para a vida.
Por: Laura Marcon de Azevedo