quinta-feira, 26 de julho de 2012

Uma comemoração diferenciada para o Dia dos Avós

Entre os dias 23 de julho e 3 de agosto, as vovós e vovôs foram convidados para vir até a Cinco Estrelinhas e realizar uma atividade livre com seu neto(a) e coleguinhas, no tempo máximo de 40 minutos. Os avós presentes se dividem entre os Níveis 1, 2 e 3 e brincam com as crianças do jeito que acharem melhor. Alguns fazem desenhos, outros contam historinhas, outros cantam, enfim, a criatividade é livre. Essa é a nossa maneira de celebrar o Dia dos Avós de um modo diferente, que resulte na interação entre as crianças e os avós. Nós aqui da Cinco Estrelinhas observamos que estes dias com os vovôs e vovós estão sendo muito proveitosos, ricos em atividades em estreitamento de laços e vimos que as crianças estão se divertindo bastante. Aproveito para destacar novamente que todos os avós que tiverem interesse, estão convidados a participar. As atividades estão ocorrendo das 15h às 16h e depois do jantar, das 18h às 19h.

"Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais. Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno. Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados, o dia 26 de julho, que é mais conhecido como o dia da vovó."


Por: Laura Marcon de Azevedo

Portfólios e Webfólios são entregues na Cinco Estrelinhas

No dia 19 de julho, na Cinco Estrelinha, ocorreu a entrega dos portfólios das turmas de 2012/1 do Nível 1 e 2 e, pela primeira vez, dos webfólios no Nível 3. O portfólio é o processo de acompanhamento do desenvolvimento da criança, onde as atividades mais significativas são documentadas e fundamentadas.

Os pais podem, assim, degustar e guardar as atividades desenvolvidas a cada ano percebendo a evolução no desenvolvimento de seu filho(a). Essa documentação auxilia com clareza o entendimento do processo da infância e como o adulto pode se relacionar com a criança. 

A professora Patricia do Nível 3 já deu início ao webfólio que é uma maneira virtual de documentar o desenvolvimento das crianças. O retorno das crianças e dos pais foi imediato, e percebemos que a diversão em juntar a família para assistir o webfólio no computador foi certeira.


Por: Laura Marcon de Azevedo

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Nossa escola

A Escola Cinco Estrelinhas, ao longo de seus 26 anos entende que é necessário não somente reproduzir as ideias de grandes educadores, filósofos, pesquisadores da área da educação que ao longo de décadas até os tempos de hoje ainda influenciam e cristalizam um modo de vida, mas moldar e temperar suas descobertas para melhor desenvolver a criança contemporânea. 

Pacientemente dia após dia, semana após semana, ano após ano, temos testado novas práticas no anseio de transformação. Hoje vemos o caminho do passado como aliado para que através do presente almejemos o futuro. A fundamental saída não é a nova contra a velha educação, o progressivo contra o ensino tradicional mas utilizar tudo o que tem de valioso para a educação, tudo o que for útil, para adaptar nas nossas crianças dos tempos de hoje. 

Perante a rápida transformação do mundo (os produtos e propagandas dirigidas às crianças, brincadeiras em extinção, transtornos alimentares, consumismo, o marketing de alimentos, mídias eletrônicas, sustentabilidade virtual, crianças assistindo violência, erotização precoce, juventude e bebidas alcoólicas) faz parte do nosso dever, que trabalhamos com crianças, esses seres que temos como parceiros mais valiosos e também mais vulneráveis, o dever de protegê-las e assim questionar nossas ações educacionais e sair do “porto seguro do comodismo” e realmente pesquisar, estudar, fundamentar e com isso capacitar os adultos a desabrochar a maneira de enxergar a educação de crianças pequenas como sendo o alicerce para a vida adulta, pois, a primeira infância é o período mais importante do desenvolvimento de um ser humano, como diz Evânia Reichert Infância, o fundo de reserva para toda a vida. 


A Cinco Estrelinhas se percebe como reforço de comportamentos, escolhas e exemplos portanto questionamos o porquê de nossas ações o tempo todo. Com este procedimento podemos estabelecer uma linha de trabalho contemplando crianças com saberes diferentes no mesmo grupamento, educação para o consumo com a prateleira dos tesouros, aniversários mensais priorizando o ser em detrimento ao ter, alimentação saudável como base sustentável de vida, vínculo mais profundo entre professor e criança - permanência de dois anos com os mesmos educadores, ecologia de uma forma sistêmica e multidisciplinar, brincadeiras, artes, criatividade, segurança emocional, amorosidade, empatia, trabalho em equipe, celebração da família na escola, semana do brincar, e com isso praticamos o conhecer e o vivenciar para aprender. 

Nós da cinco Estrelinhas nos cercamos de educadores que também enxergam e já fazem a mudança na educação brasileira, e que vocês puderam conhecer por estarmos sempre em contato, são eles o professor José Pacheco de Portugal e o filósofo e educador Marcelo Sando de São Paulo.

Por: Claudia Bartelle

terça-feira, 24 de julho de 2012

Educar para crescer

É essencial ir em busca de aprendizado, conhecimento e educação desde criança. Porém muitos desses jovenzinhos não têm interesse nos estudos, detestam ir à escola e nada relacionado ao assunto parece chamar a atenção deles. Você que tem filho provavelmente já passou por isso ou vai passar. Pensando em ajudar alguns pais nessa missão de despertar a curiosidade intelectual dos filhos, elaboramos algumas dicas. Mas não esqueça: educar não é só criar um filho muito inteligente, este verbo vai muito além disso e também significa preparar a criança para a sociedade. Como assim? Ensinando-o desde cedo sobre as diferenças que existem neste mundo; fazendo com que ele aprenda as palavras mágicas: por favor, obrigado, com licença, desculpa, etc; e não passando a mão na cabeça quando tiver feito algo de errado, e sim repreendê-lo para que não repita o erro.
1) Tenha uma boa relação com a escola do seu filho. É muito importante que a família e a escola formem uma equipe que luta pelo mesmo objetivo: educar para crescer. Para que isso ocorra, cada um deve fazer a sua parte. Então vale destacar que é bem interessante que os pais participem dos eventos promovidos pela escola.

2) Estimule a leitura. Qualquer pessoa que tem o hábito de ler é mais instruída e informada do que as que não cultivam este costume. Sem contar que a leitura caminha ao lado da escrita, ou seja, escreve bem aquele que lê bastante. Então compre bastante livros, mostre-os para seu filho, conte as histórias para ele, faça com que ele mesmo leia. Incentive-o a participar de clubes de leitura!

3) A televisão pode ser aliada da educação. É natural que a criança passe horas na frente da TV assistindo o que tem interesse e isso realmente não é saudável, portanto antes de tudo limite um tempo para essa atividade. Porém, é possível educar com programas televisivos. Separe um tempo para sentar no sofá ao lado do seu filho e assista televisão com ele, comente sobre o programa que está passando, destaque os aspectos positivos e negativos que estão sendo transmitidos. Não assista canais que não sejam adequados para a idade da criança, na presença dela. Além disso, existem diversos canais educativos, informe-se sobre e apresente ao seu filho.

4) Ensine os valores humanos por meio de brincadeiras. Como? Simples, pois desde pequena a criança vai aprendendo como socializar com o mundo através das brincadeiras e jogos que pratica. Jogos em conjunto fazem com que ela confie em si mesma e no seu companheiro; faz com que respeite e aceite as diferenças das outras pessoas do jeito que são; faz com que aprenda a aceitar as derrotas e veja o valor de uma vitória. Oficinas de teatro, jogos de tabuleiro, jogos esportivos, montagem de lego e quebra-cabeça são algumas das atividades que vale a pena investir.

5) Criança precisa se sujar. Essa é uma maneira de ela explorar o mundo e as coisas que este a proporciona. Não fique sendo um pai/mãe super protetor que não deixa o filho fazer nada. Deixe que se suje de massinha, tinta, argila, terra, grama, enfim, dê ao seu filho liberdade para que ele conheça o que tem direito. Crianças precisam brincar e consequentemente vem a sujeira, isso faz parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, evite que a criança seja tímida ou inibida, daquelas que não fazem nada por medo de levar bronca dos pais quando chegar em casa.

6) Imponha limites. Ninguém tem o direito de passar por cima de todo mundo para conseguir o que quer. Então ensine isso ao seu filho desde pequeno, ajude-o a aprimorar suas formas de convivência com as outras pessoas. Ensine a emprestar os brinquedos para os outros e não ser egoísta; incentive a brincar com todo mundo, independente das diferenças; explique que é errado bater nos colegas, puxar cabelo ou gritar.

Lembre-se que filho de peixe, peixinho é. Então saiba que as atitudes do seu filho são reflexos das suas! E ensine adequadamente, pois assim estará o preparando para a vida.

Por: Laura Marcon de Azevedo

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Estreia do Blog Cinco Estrelinhas

Olá pais e interessados!

Estamos estreando o Blog da Cinco Estrelinhas - Escola de Educação para Infância, neste espaço vamos publicar matérias relacionadas à educação; dicas para os pais; mostrar um pouco do que ocorre na Escola, como os projetos realizados e o dia a dia das crianças no local, de forma que os pais sintam-se mais próximos de acompanhar a rotina dos seus filhos virtualmente; dicas de incentivo à criatividade das crianças; entre muitas outras novidades.

Aproveito para comentar que no dia de hoje, nascimento do Blog, também estamos comemorando os aniversários do mês aqui da Escola, um parabéns a todos os aniversariantes de Julho!

Você também pode curtir a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/escolacincoestrelinhas e acompanhar o site http://www.cincoestrelinhas.com.br/

Meu nome é Laura, e agora sou responsável pelo setor de comunicação da Cinco Estrelinhas. Me coloco à disposição para dúvidas e sugestões!